Blog
A relação da taxa Selic com a oportunidade de investimento financeiro em leilão
O leilão é um ótimo lugar para investir o seu capital! Ao utilizar as diversas oportunidades que os leilões oferecem é possível rentabilizar o seu investimento e ter um bom retorno econômico. A partir dessa ideia, a análise da taxa Selic é essencial para saber qual o melhor momento para aderir os leilões aos seus negócios.
O que é a taxa Selic?
A taxa Selic é a taxa básica de juros da economia e um dos principais instrumentos para controle da inflação. Segundo o Banco Central do Brasil, a Selic influencia todas as taxas de juros do país, como taxas de financiamentos, aplicações financeiras e as taxas de juros dos empréstimos.
O Comitê de Política Monetária (Copom) é o órgão do Banco Central responsável por definir, a cada 45 dias, a taxa básica de juros da economia. Em maio de 2021, a taxa ficou definida em 3,5% ao ano, considerada baixa de acordo com a meta de inflação para 2021, que é de 3,75%, definida pelo regime de metas para a inflação, que está em vigor desde 1999.
Segundo o Banco Central,
“No Brasil, a meta para a inflação é definida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) e cabe ao Banco Central (BC) adotar as medidas necessárias para alcançá-la. O índice de preços utilizado é o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A meta se refere à inflação acumulada no ano.”
E como a taxa Selic atua?
A Selic mais baixa, os investimentos tornam-se pouco atrativos, como investimentos em poupança e tesouro direto. Sendo assim, as pessoas tendem a ter crédito mais barato, e assim consumir mais, o que acarreta no aumento da inflação.
Ao mesmo tempo, com a Selic baixa, surgem oportunidades para as pessoas rentabilizarem o dinheiro de outras formas, como o investimento financeiro em leilões.
Qual a relação da Selic com oportunidades em leilões?
Com a Selic baixa, o retorno do capital no banco investido é baixo, quase zero, se não for negativo por conta da inflação. Sendo assim, a taxa de juros baixa, proporciona às pessoas novos investimentos ou novas oportunidades para obter lucros.
Portanto, as pessoas têm na mão dinheiro, ou seja, liquidez para comprar ativos, logo a procura aumenta por veículos, imóveis e por bens de leilão.
Se a Selic está baixa, abre-se novos horizontes para você rentabilizar o seu dinheiro de outras formas. O leilão é atrativo pois é uma forma de obter rendimento de um capital que está parado por intermédio de oportunidades que sempre aparecem nos leilões.
De acordo com dados coletados pela Milan Leilões, é possível comprar carros e imóveis com até 50% de deságio, ou seja, adquirir ativos com desconto, ou por um valor inferior ao seu valor nominal.
Então, comprar para investir é um bom negócio, pois terá um retorno de capital. No caso da compra para uso próprio é igualmente vantajoso, porque a taxa de juros está barata para financiar esse imóvel. Veronica Kaled, especialista e advogada responsável pelo departamento jurídico da Kaled Associados, cita algumas vantagens de investir o seu capital no leilão de imóveis,
“A maior vantagem é a econômica, pois você consegue adquirir imóveis com valor 40, 50 e até 60% abaixo do valor de mercado. Além disso, os imóveis são usualmente um “hedge” (estratégia de proteção do seu capital) principalmente em períodos de aumento de inflação e alta volatilidade (que já estamos vivenciando).”
O momento é agora!
Aproveite o momento da economia! Saber como a taxa de juros atua no mercado é fundamental para fazer a melhor escolha quando investir ou comprar um ativo.
Luis Piva, economista e gerente comercial da Milan Leilões nos conta que,
“Se você comprar o imóvel aqui com deságio e vendê-lo daqui há um ano próximo ao valor de mercado, você remunerou o seu capital com muito mais atratividade e retorno, sendo que se fosse a poupança, você iria remunerar em média a 3% a.a”.
A partir desses dados, é interessante observar como a compra de bens em leilões pode ser uma solução rentável para quem está com liquidez para compra de ativos, e não sabe como investir o capital que está parado.
Busque novas possibilidades e rentabilize seu dinheiro. Conheça o universo dos leilões, e aproveite as oportunidades de investir seu capital.
Para saber mais, visite o site www.milanleiloes.com.br e e fique por dentro das oportunidades!