Blog

Quais são os custos que envolvem um arremate de imóvel em leilão?

Quais são os custos que envolvem um arremate de imóvel em leilão?

Quais são os custos que envolvem o arremate de imóvel em leilão?

 

Antes de qualquer oferta, você deve fazer o levantamento prévio das despesas, bem com a análise de viabilidade financeira, pois um bom negócio em leilão de imóveis é aquele com liquidez rápida. Tendo sempre em mente que o imóvel que logo será transformado em dinheiro, para recuperar o investimento e obter lucro.

Para ter esse resultado, confira abaixo um check-list com os principais custos para aquisição de imóveis através de leilões.

  • Comissão do leiloeiro: Consulte sempre o edital do leilão para ver a porcentagem, pois pode variar de 3 à 5% do valor do lance;

 

  • ITBI: Imposto Municipal para transferência do imóvel. A alíquota varia de acordo com a cidade Rio de Janeiro 2,5 à 3%, já em São Paulo 2 à 5% e será adotando como base de cálculo o valor da arrematação do imóvel.

 

  • Custas Judiciais para Carta de Arrematação e Mandado de Imissão na Posse nos Leilões Judiciais: Será cobrada uma taxa judiciaria para elaborar a Carta de Arrematação, bem como o mandado de Imissão na Posse;

 

  • Custas Judiciais para Ação de Imissão na Posse nos Leilões Extrajudiciais: Será cobrada uma taxa judiciaria para distribuir ação judicial, caso o imóvel não seja desocupado voluntariamente.

 

  • Registro para averbar a Carta de Arrematação ou Escritura Pública, Baixa de Gravames: O custo do registro com valor declarado na matrícula varia de acordo com o valor da arrematação. Clique aqui  e consulte tabela;

 

Muito importante alertar que existem outros custos que não estão diretamente relacionados ao procedimento do leilão, mas seu planejamento é de grande importância para não ser pego de surpresa lá na frente.

 

  • Honorários de Advogado: fundamental para defender seus direitos no processo e agilizar os trâmites;

 

  • Valores de condomínio e IPTU: entre o tempo entre a arrematação e a posse do arrematante em média de 3–6 meses;

 

  • Reformas: Tanto quem compra para investir ou como para moradia, reserve um valor para deixar o imóvel com boas condições de uso e venda.

 

E para facilitar a sua vida e fazer com que sua arrematação seja mais assertiva, nós criamos uma  calculadora de investimento visando uma simulação para identificar quanto de R$  você pode de fato ganhar na hora da compra de um imóvel de leilão.

Arrematar na emoção sem saber quanto deveria pagar depois da arrematação, é prejuízo e dor de cabeça na certa.

Organização e planejamento deve ser parte integrante deste negócio.

Conte com a equipe da KALED ASSOCIADOS para auxiliá–lo em todas as etapas da arrematação, fale com um de nossos especialistas.

kaledadvogados@gmail.com

+55 21 4108-2191

+55 21 97001-9748 (Whatsapp)

Elaborado por: Veronica Kaled.

Envie sua mensagem via WhatsApp
SiteLock